Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sabedoria Barata de uma conversa no MSN

Sabedoria “barata” de uma conversa no msn

Eu não sou tão mais velho que você, mas digamos que um pouco do que você chama de futuro, já é passado pra mim. Hoje, ao olhar para o que já passou, vejo que, se eu tivesse "relaxado e gozado" mais no presente, o futuro (ambos já são passado) teria sido bem melhor!
Você disse que esconde um segredo e que isso te prejudica. Lamento te dizer que você não é o único que tem segredos. Mas vou compartilhar contigo um pouco da minha, não tão vasta, experiência de vida. Realmente, manter segredos exige demais de nós. Vivi muitos anos escondendo das pessoas quem realmente eu era. Isso me esgotou tanto psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente que hoje não tenho forças pra fazer aquilo que sonhava no passado. Pode parecer bobagem, mas o cansaço emocional é algo real, meu amigo. Tome cuidado com isso.
Eu já estive no lugar exato onde está agora: se entupindo de atividades pra não pensar a respeito do seu “segredo” e torcendo pra o tempo passar mais rápido. Eu sofri demais pelo fato de esconder esse “assunto” de todos. Sofri muito mesmo: quase me custou a vida, literalmente. Então, se existe algum conselho que eu possa te dar, te deixo esses três:
1) Não carregue esse fardo sozinho. Ninguém tem condições emocionais de viver uma vida secreta por tanto tempo. Quando os filmes apresentam os super heróis, jamais mostram a luta interior que eles travam na sua “vida dupla”. A grande verdade é que não existem super heróis nem super poderes. Você e eu não somos “super” em nada. Somos apenas humanos, pessoas normais e cheios de limitações. Precisamos reconhecer o máximo de pressão que podemos suportar, o máximo de esforço que nosso corpo aguenta, o máximo de problemas com os quais conseguimos lidar. Essas são barreiras que JAMAIS podemos ultrapassar. Caso contrário, adoeceremos. Compartilhe seu segredo com alguém de confiança. Não confia em ninguém? Psicólogos existem para isso...
2) É muito bom pensar no futuro, mas não deixe que a vontade de chegar tire de você o prazer de viajar. Enquanto você vislumbra um objetivo lá na frente, corre o risco de ofuscar sua visão para o que de bom acontece ao seu redor. Você mesmo disse que acaba afastando as pessoas e as coisas de você. Algumas coisas nós buscamos, outras vêm até nós. Muitas vezes, buscamos as coisas erradas e não valorizamos as que nos encontram. Temos que aprender a aproveitar aquilo que chega até nós. Não digo para, simplesmente, deixar de pensar no futuro, mas talvez viver mais intensamente o presente de modo a construir esse futuro mais concreto e não tão utópico assim.
3) Enfrente seus piores pesadelos. Apesar de ter as suas limitações, você é dotado de muita força. Na maioria das vezes sequer a percebe. Mas ela está lá e, quando mais precisar dela, a encontrará. Então, você consegue superar situações que jamais imaginou que conseguiria. Quando menos esperar, percebe que o seu pior pesadelo não passa de um galho batendo na janela e não aquele monstro que você tinha imaginado na escuridão dos seus medos.
Esses conselhos foram muito úteis quando precisei. Eles estão por aí em livros, em conversas com amigos ou na Bíblia. Só espero que não precise errar tanto, nem bater tanto com a cabeça assim como eu precisei pra aprende-los...
Grande abraço.

Um comentário:

  1. Parabéns!!!!!
    obrigado futuro pela oportunidade de corrigir erros a tempo!

    ResponderExcluir