Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pão Duro

        Algumas pessoas já me chamaram de "pão-duro" por causa da forma como administro o meu dinheiro....

         Mas eles desconhecem uma cena marcou muuuuuuuuuuuuito a minha vida: Meu irmão e eu (com uns 6-7 anos de idade) estávamos doidos pra comer maionese Helmann's por causa das propagandas de TV da época. (desde então as propagandas já geravam "necessidades" nas pessoas...a maionese caseira que a mãe fazia não era "tão boa" quanto a da TV). 
         Um dia, fazendo compras no mercado com nossos pais, pegamos um daqueles potões e ficamos todos faceiros imaginando os sanduíches que íamos fazer. Meu pai reclamou um pouco, mas concordou colocar no carrinho. Mas, um pouco depois nos distraímos (isso quase não acontece com crianças no mercado, né?) e ele devolveu o pote, pois não tinha condição de comprar.
         Na hora de passar no caixa, porém, eu percebi e fiz o maior escandalo por causa da maionese... Eu costumava ser chorão, então imaginem a cena. Nem lembro se a gente apanhou nem como foi o desfecho da história, mas vejo o gesto de um pai, certamente humilhado pela sua dificuldade financeira...
         Já comentei com meus pais, mas eles não se lembram disso, talvez tenha ocorrido mais vezes do que eu possa recordar.  Porém, quando lembro dessa história, sempre choro. Choro de vergonha da minha atitude infantil; de compaixão, pelo sacrifício que meus pais fizeram pra nos dar uma boa educação, e de orgulho por ter tido o melhor dos exemplos de honestidade.
          
       Se sou pão-duro? Talvez, mas prefiro pensar que apenas valorizo o dinheiro que ganho com meu trabalho. No fundo, esse dinheiro eu devo aos meus pais. Então, melhor economizar bastante porque NUNCA vou conseguir recompensá-los....


Nenhum comentário:

Postar um comentário